domingo, 22 de junho de 2008

Nacional cristianismo

Amanhã tenho exame de Histórias da Ideias Políticas.
Então, fui ao google, onde pus como palavras-chave Maquiavel, Bodin e Hobbes.
Cheguei a este link: http://monarquia.actifforum.com/geral-f2/maquiavel-bodin-hobbes-patriarcas-do-estado-forte-t234.htm

Veja-se no fim do post:
Para reflectir:
Porque é que a nossa, em tempos, Grande Nação, Portugal, não tem um Astronauta Cósmico que nos retire do lamaçal da terra queimada e nos projecte para o brilho do céu estrelado?


Em pleno século XXI, apele-se então a um "Astronauta Cósmico" que pense que o Estado há-de ser forte; o governante há-de ser astuto; os direitos dos indivíduos estão subordinados à razão da união, da defesa e controlo de toda a sociedade e que se faça o que seja preciso, sem que se tenha em conta a ética e a moral; que se apele a um "Astronauta Cósmico" que diga que a base do Estado é a família, que tem no seu chefe, o pai, a expressão do poder de Deus. A esposa deve obediência ao marido, o poder paterno vem directamente da natureza; que se apele a um "Astronauta Cósmico" que acredita que o homem nasceu para o mal e como tal egoístas que são, os homens necessitam de um soberano (Leviatã) que puna, castigue, todos aqueles que não obedeçam ao contrato social.

Chamemos então o grande soberano, que mantenha a paz através da força e do medo, que nos tire a nossa identidade, que faça nossa nação ser a Grande através de qualquer meio.

Chamemos então quem não compreenda a sociedade, o indivíduo em si. Chamemos alguém que não contextualiza o que lê, que não aprende com a história que vê.

Chamemos então o soberano, que me arranje um marido a quem eu possa servir.

Sem comentários: