terça-feira, 18 de agosto de 2009

Most Hated

Quando estava a ler o Ípsilon, encontrei uma reportagem sobre os Most Hated, um grupo de Hip Hop, constituído por um judeu e por um muçulmano. Ainda não tive a oportunidade de ouvir, visto estar com uma internet um pouco lenta, mas a entrevista que lhes é feita e o motivo que os levou a formar este dueto pareceu-me super interessante. Se tiverem oportunidade leiam este artigo integral, se não, eu deixo aqui alguns excertos.

Para ouvirem a música deles podem ir a http://www.myspace.com/mosthatedrap (coisa que eu farei quando voltar a Lisboa).

Sneakas e Mazzi descrevem-se a si próprios como “dois MC incrivelmente tlentosos e extremamente diferentes”. Formaram o duo Most Hated em 2007, em Nova Iorque, e o êxito foi confirmado no YouTube, em vídeos insolentes e divertidos, “Shalom, Salaam”, “Tug of War” e “History (re) right”, onde há um soldado e um bombista, onde há Ciro e Mein Kampf, onde há humus & Hamas”, onde há “Jews & Jewelery”. (…)
Sneakas (Yoni Bem-Yehuda) começou a chamar a atenção começou a chamar a atenção quando participou no platinado “The Light and the Shadow” do israelita Subliminal (Ya’akov ‘Kobi’ Shimoni), um dos criadores do chamado “hip-hop sionista”. Curiosa a sua associação com este rapper, filho de uma judia do Irão e de um judeu da Tunísia, cujas canções patrióticas, sobretudo a partir da segunda Intifada de 2000, reflectem a perseguição dos seus pais nos países de origem, elogiam o serviço militar e condenam o consumo de drogas. (…)
A essência de Most Hated foi assim resumida por Sneakas: “Muitos grupos formam-se porque os membros estão de acordo no início e depois acabam porque não se entendem à medida que o tempo passa. Mazzi e eu discordamos desde o princípio e esperamos que, à medida que o tempo passa, aprendemos a concordar um com o outro. É por isso que fazemos música.

(…)

Sneakas, o que é que Israel representa para si? (…) Apoio os meus soldados israelitas e sei que às vezes têm de tomar decisões muito difíceis para proteger Israel.
(…) Israel e o seu governo têm a obrigação de proteger o seu povo dos muitos e crescentes perigos que nos rodeiam.

(…)

Quando olha para o Irão, o que é que Mazzi vê? E o que é que vê quando olha para Israel? Será que viver na América mudou a percepção do país onde nasceu o “inimigo”? Bem, o “inimigo” é o governo corrupto. Seja no Irão, nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar. Quando olho para o Irão, vejo um incrível potencial mas oportunidade mínima. Quando olho para Israel, vejo luta, racismo, limpeza étnica, violações dos direitos humanos, caos, beleza, espiritualidade, crianças inocentes, história & riqueza tudo num só… Bastante louco!

(…)

Em “Tug of war”, Mazzi representa o papel de um palestiniano, um muçulmano, um bombista suicida. Porquê? Para mostrar que muita coisa acontece até chegar a esse nível.

(…)

Os muçulmanos são vítimas. Sem dúvida… e quando alguém é vitimizado durante tanto tempo, ele ou ela tende a ripostar. Alguns reagem com extremismo, outros usam métodos mais inteligentes de retaliação…

(…)

Por que chamaram ao grupo “Most Hated”? o objectivo é passar uma mensagem política?
Sneakas
– (…) Imaginámos que um judeu e um muçulmano, onde quer que estejam, serão os mais odiados.

(…)

2 comentários:

Dalaiama disse...

Olá Madalena!
Epá tu publicas cada post fixe!
Já há muito tempo que se vê pelo blog que tu és mesmo boa pessoa.
Além da bondade, tens curiosidade intelectual e inteligência! Respeito muito isso.
Desculpa ainda te estar a dever uma resposta, em parte sou ocupado, em parte sou desorganizado, ando sempre na correria com uma série de coisas a ficarem para trás.
Mas vou te dizer algo em breve, acredita (e desculpa lá, porque na volta já nem estás interessada).
Fica bem, tudo de bom pra ti :)

Madalena Virtuoso disse...

Ola Dalaiama!
Obrigada pelo comentario :)
sim sim, continuo interessada e a espera da resposta!