quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Perugia é uma cidade giríssima para fazer Erasmus. Sem dúvida. É uma cidade universitária e é pequena, ou seja, não há praticamente nada além de estudantes e da vida destes. Mas tenho que dizer que o que me anda frustrar um bocado é o facto de não encontrar muitas coisas nas paredes.
Não sei bem desde quando, talvez desde a primeira vez que fui a Berlim (que não foi há muito tempo), comecei a ficar fascinada com street art e tal tornou-se um dos elementos principais nas minhas viagens.
Fiz interrail este Verão e acho que os meus amigos já não podiam com as minhas fotografias. De repente chego a Lisboa e sinto-a diferente. Começa a encantar-me.
Comecei a ir tirar fotografias como nunca tinha feito por Lisboa.
Mas agora vim para Perugia e posso dizer que se há algo que realmente me frustra é não sentir o elemento de arte urbana.

Por outro lado, quantas vezes me perguntaram porque é que eu estudava Ciência Política e Relações Internacionais se depois queria ir para audiovisuais ou algo ligado ao estudo das artes. Tendo em conta que aqui vou fazer algumas cadeiras de audiovisuais, ia tentar "provar" a relação entre arte, nomeadamente street art, e política ou relações internacionais. Apesar da relação me parecer algo óbvia, estou um bocado receosa de não o conseguir fazer.

Por outro lado, ando aqui a pesquisar que cidades visitar por Itália. Hei-de ir a Ancona ver se ainda vejo alguma coisa do PopUp (http://popup2008.blogspot.com/) e ver se visito La Cupa (www.viadellacupa.it), um projecto que me pareceu bastante interessante, dentro da área da política e das artes!

1 comentário:

Dalaiama disse...

Olá Madalena! É a 3ªvez que passo por este post e hoje finalmente vou conseguir comentar.
Só para dizer que achei muito interessante o modo como aflorou em ti a sensibilidade para a street art, e o ponto de vista que, segundo entendi, passaste a ter da própria cidade :)
A arte na rua é realmente fascinante!
Também queria dizer que também estou convencido de que existe relação entre street art e política. Estou convencido de que tu vais perfeitamente conseguir demonstrar essa relação.
E esse trabalho ainda te vai dar gozo, porque tudo o que se relaciona com a street art dá gozo :)